quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Culto ao Deus Marcial.

Por ti ergo a espada,
Vontade penetrante e impetuosa,
De mim a morte será entrada,
A vício se render a coisa virtuosa,

Oh Grande Gladiador! Me conceda tua Força!
Tão Majestoso Guerreiro! O mais Sábio estrategista!
Quero Trucidar o mal e a indisciplina na alma!

A minha alma deseja do mal a morte,
Irei matar hoje minha vontade mortal,
Violência contra vício a empregar sorte,
Pois esta Guerra é a coisa mais moral,

Tão interna que é mais funda que a alma,
Com a excelência da força o golpe certeiro,
Como a espada que habita minha palma,
Tanto que é de tremer o corpo inteiro,

Destruir o minotauro interno,
De todos os defeitos os exércitos,
Lhes abalar como o inverno,
Pelo olhar a guerra a olhos explícitos,

A me envelhecer o pensamento,
Soberano a me exigir ao máximo,
Da virtude o pleno treinamento,
A empenhar de modo bravíssimo,

Impetuoso a destrutivo a simplório,
Tornar-se respeito pelos deuses,
Ter ato no mundo tão notório,
Ensinamentos a atos tão corteses,

Ser então um ser tão solar,
Que irradie com força as virtudes,
Que todos percebam ao olhar,
Tanto a ensinar a mínimas atitudes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário